Walking Dance, 7 liç?es para quebrar a monotonia da caminhada

Walking Dance, 7 liç?es para quebrar a monotonia da caminhada

Complemente o exercício com música e convide colegas para motivar o treino.
A caminhada é sempre uma opç?o muito prática para largar o sedentarismo. “Afinal, ela envolve movimentaç?o simples, n?o oferece grande impacto e requer baixo investimento”, explica o personal trainer Givanildo Holanda Matias.
Com o tempo, entretanto, o exercício pode se tornar monótono, fazendo com que os praticantes abandonem a atividade.
A aula chamada Walking Dance, uma mistura de caminhada com dança.

Veja a seguir os principais pontos fortes da modalidade que podem animar sua caminhada:

Mude a movimentaç?o

O que aumenta a queima de calorias e quebra a monotonia na aula de Walking Dance? A dança! Enquanto com uma caminhada simples voc? gastaria 300 calorias, em média, no Walking Dance, s?o queimadas cerca de 600 calorias por hora.
Para motivar sua caminhada, portanto, é preciso usar a criatividade e variar a movimentaç?o.
Vale usar desde passos de dança até golpes de diferentes artes marciais. Andar para trás também é um bom exercício para melhorar o equilíbrio e a coordenaç?o motora. “Fique atento apenas para que a movimentaç?o n?o torne o treino muito desgastante, favorecendo les?es”, alerta o personal trainer Givanildo.

Monte uma playlist:

playlist_walking_danceDe acordo com a personal dance Eliane Toledo, professora da Body Tech (unidade Shopping Eldorado), o sucesso da aula de Walking Dance depende diretamente das músicas escolhidas. “A melodia ajuda a manter o ritmo da caminhada e deixa os alunos mais motivados”, explica. A professora recomenda montar uma lista com velocidade progressiva para que o praticante aperte o passo ao longo do treino. Lembre-se também de verificar se o total de minutos da sua playlist corresponde ao tempo de caminhada e, periodicamente, refaça sua seleç?o.

Personalize seu treino:

personalize_treino_walking_danceA caminhada em si n?o tem segredo. O que o praticante pode fazer é apertar ou diminuir o passo. Incluindo outras modalidades de exercício a ela, entretanto, é possível personalizar seu treino. “Se a pessoa caminha na rua, por exemplo, pode usar escadas ou pausas – como para atravessar a rua – de forma estratégica, respeitando suas limitaç?es e explorando sua criatividade”, aponta o personal trainer Givanildo. Conforme a sequ?ncia for ficando fácil, o praticante pode passar a usar pesinhos ou mudar o trajeto.

Controle o impacto

controle_impacto_walking_danceN?o é recomendado que alguém que esteja sem fazer exercícios há algum tempo quebre o sedentarismo com uma corrida logo de cara, pois além de se cansar facilmente, poderá sofrer com les?es. “Por isso, a caminhada pode ser uma boa forma de acostumar o corpo ? prática de exercícios sem submet?-lo a grandes riscos”, explica Givanildo. Adquirido o preparo cardiorrespiratório, ent?o, o praticante deve fortalecer a musculatura para que suas articulaç?es estejam preparadas para receber mais impacto. Neste ponto, a movimentaç?o do Walking Dance pode ajudar. “Ele funciona como um intermediário entre a caminhada e a corrida, já que a movimentaç?o trabalha a musculatura, principalmente das pernas”, explica a personal dance Eliane.

Trabalhe o corpo todo

trabalhe_todo_corpo_walking_danceA caminhada trabalha, basicamente, os membros inferiores. Balançar os braços, saltar, agachar e realizar outros movimentos, porém, faz com que outras partes do corpo sejam solicitadas. O personal trainer recomenda movimentos simples no começo, como levantar e abaixar os braços e unir as m?os sobre a cabeça e na cintura.

Crie um grupo de treino

grupo_treino_walking_dance“Outra característica do Walking Dance que deixa os alunos motivados é fazer a aula com outros colegas”, aponta a personal dance Eliane. Segundo ela, os alunos brincam uns com os outros durante os exercícios e ainda criam vínculos sociais antes e depois do treino. Saber que um amigo estará presente em uma atividade é um estímulo para n?o faltar.

Melhore o equilíbrio e a coordenaç?o

equilibrio_coordenaç?o_walking_dancePara algumas pessoas é difícil andar sobre a esteira ou mesmo sobre uma linha, imagine, ent?o, repetir os passos de costas. Essa é outra liç?o do Walking Dance: explorar suas limitaç?es. Ao invés de movimentar braços e pernas em um mesmo ritmo, tente dar pequenos passos e girar os membros superiores lentamente. “Isso melhora o equilíbrio e a coordenaç?o motora do praticante”, explica a personal dance Eliane.

Fonte: Minha Vida

Contato

Formulário
& localização

faça uma aula grátis e conheça. academia acquarius

Horários de Funcionamento

Segunda a Sexta das 06:00 as 22:00
Sábados das 08:00 as 16:00
41 3258 2662
R. Santana Itararé, 397
Sítio Cercado - Curitiba - PR
Perto do
Terminal