Treinar só no final de semana é pior do que ficar parado

Seu corpo n?o esta preparado para o esforço, aumentando o risco de les?es

A regularidade dos exercícios físicos é essencial para alcançar resultados, ou seja, n?o basta ter um treino perfeito e praticá-lo apenas de vez em quando. “Fazer caminhadas, alongamentos e atividades leves, nos finais de semana, para alcançar o bem-estar, tudo bem”, afirma a personal trainer do Dieta e Saúde, Valéria Alvim. “Mas fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana aumenta o risco de les?es, além de n?o melhorar o seu condicionamento físico”.

Segundo a especialista, a prática esporádica de esportes pode ser t?o prejudicial ? saúde quanto a vida sedentária. “Os atletas de fim de semana n?o t?m os músculos preparados para uma exig?ncia mais intensa e, comumente, acabam no pronto-socorro ou no consultório de um ortopedista”, afirma Valéria.

O organismo precisa da regularidade para obter os ganhos que os exercícios oferecem. Se voc? n?o pode caminhar, pelo menos, quatro vezes por semana, n?o adianta querer tirar o atraso no sábado e no domingo. Dependendo do caso, a sobrecarga pode ser muito grande e acabar ocasionando alguma les?o.

Mas n?o confunda: na medida certa, a atividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertens?o e diabetes. Ainda ajuda no controle de peso e promove o bem-estar. Em contrapartida, o excesso de atividade física pode provocar problemas hormonais e trazer les?es t?o ou mais graves quanto as que castigam os atletas esporádicos.

 

A dose ideal de atividade física é individual e delimitada pelo prazer e pela dor. Devem ser levados em conta a idade, motivaç?o, aptid?o e o biótipo. Sempre com base na sua avaliaç?o física. Recomenda-se fazer exercícios, pelo menos, quatro vezes por semana, incluindo no programa os exercícios aeróbios, os exercícios com peso, os alongamentos e a ioga, que n?o é só atividade física, mas principalmente reforma íntima e mudança de atitudes e hábitos.

Entre as les?es mais comuns est?o:

– Luxaç?o: é a separaç?o ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulaç?o. O ombro é o campe?o das luxaç?es.

– Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tend?o. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamaç?o do tend?o do antebraço. Mas os atletas esporádicos também apresentam tendinites.

– Contus?o: é uma escoriaç?o, geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contus?o.

– Entorse: les?o articular que ocorre quando o movimento numa articulaç?o excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulaç?o. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.

– Distens?o muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também chamado de estiramento muscular.

– Ruptura de tend?o ou ligamento: o joelho é o campe?o deste tipo de les?o. Músculos fortes protegem mais os ossos, ligamentos e tend?es.

– Fratura: os ossos de pessoas sadias tornam-se mais densos e fortes quando submetidos ? press?o constante, por isso, pessoas que fazem exercícios com regularidade t?m menos probabilidade de fraturas. Tanto os atletas de fim de semana quanto os atletas profissionais podem apresentar fraturas por estresse.

Fonte: Dieta e Saude

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