Técnica do Nado Costas

Técnica do Nado Costas

O nado costas é uma das modalidades da nataç?o olímpica. Entre os grandes atletas do nado costas, está o mundialmente famoso recordista da modalidade nos 200 metros, Ryan Lochte, dos Estados Unidos. Confira , agora, toda a técnica do nado costas:

Posiç?o do Corpo

Numa vis?o lateral, deve observar o nadador em decúbito ventral com o peito numa posiç?o plana e horizontal ao nível da água, devido ? mecânica do batimento de pernas, o quadril pode permanecer ligeiramente baixo em relaç?o ao nado crawl.
Deve ser evitada a tend?ncia de ficar na posiç?o vertical como se tivesse sentando na água, e muito importante que a  cabeça esteja alinhada  ao corpo e o olhar voltado para cima, observando o nadador por trás.
Os ombros realizam um rolamento na direç?o do braço de traç?o. O quadril faz um ligeiro rolamento de reaç?o associado ? aç?o das pernas. Os erros comuns no nado costas s?o: cabeça muito alta, ficar numa posiç?o com a intenç?o de sentar na água, cabeça excessivamente para trás e quadris baixos.

Nado Costas

Pernas

É bastante semelhante ? pernada do crawl, mas o movimento é invertido. As pernas se movem alternadamente no plano vertical, uma das funç?es dessa pernada é estabilizar e equilibrar o nado, mas também ocorre uma pequena propuls?o no batimento para cima, ao contrário do crawl. Tornozelos devem estar relaxados no movimento para baixo, como o pé de um bailarino. Os joelhos devem permanecer o tempo todo abaixo da superfície da água, evitando sua flex?o excessiva. Ou seja, um  movimento assemelhado ? pedalada. A pernada do nado costas é mais eficiente que a do crawl em termos de propuls?o.

Braços

Nado costasA aç?o dos braços no nado costas é alternada. A braçada é propulsora no nado e divide-se em duas fases : submersa ou propulsiva e aérea ou recuperaç?o.

Submersa ou propulsiva?

Agarre:

É a base da fase propulsiva. O movimento começa com o braço dentro da água, m?o na mesma linha  do ombro, braço estendido.
A m?o faz uma trajetória para baixo. Nesse estágio começa o rolamento do ombro.

Traç?o:

A braçada com os cotovelos flexionados está comprovada cientificamente ser mais eficiente. Antebraço e m?o voltados para os pés, o ângulo entre o braço e o antebraço diminui quase até um ângulo reto.
Ao atingir o nível do ombro, a traç?o vai até que o braço e m?o alcancem simultaneamente o plano lateral do ombro. É muito comum entre os iniciantes a braçada ser feita de forma reta, mas isso diminui o efeito propulsivo e de deslize.

Empurre

A m?o é que conduz o movimento. Palma da m?o empurra a água para os pés, no final do estágio propulsivo. Com os braços estendidos, a palma das m?os devem estar voltadas para baixo.

Fase aérea ou de Recuperaç?o

Desmanchamento: rotaç?o do braço para dentro. Com a m?o com o polegar para cima, os braços se movimentam verticalmente e para cima sempre na mesma linha do corpo. Rotaç?o medial do braço para fora da água para que o dedo mínimo faça a entrada da m?o novamente na água. A flexibilidade do ombro é fundamental.

Respiraç?o

Nado CostasComo o rosto está sempre fora da água, n?o há grandes problemas em comparando com os outros nados. A respiraç?o é mais natural, o ar é inspirado durante a recuperaç?o de um braço e expirado na recuperaç?o do outro.

Fonte: So Nataç?o

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