Série campe? para corrigir a postura

Os exercícios físicos s?o seus aliados para acabar com a dor nas costas

A sua postura n?o é das melhores e as dores nas costas parecem n?o ter fim. Além de ajuda r voc? a perder peso (o que já traz melhoras para a coluna, que n?o precisa fazer tanta força para permanecer alinhada), os exercícios físicos t?m outro efeito: fortalecem os músculos das costas e do abdômen, ajudando suas costas a entrarem na linha.

Achou estranho fortalecer o abdômen para ajeitar as costas? Mas é isso mesmo: com os músculos da barriga fortalecidos, há formaç?o de uma espécie de muro de arrimo para coluna, que n?o se curva buscando compensar a falta de sustentaç?o.

“Sentar-se ou ficar de pé, simplesmente, s?o movimentos que causam incômodos quando a coluna está prejudicada”, afirma o personal trainer e especialista do MinhaVida, Ivaldo Larentis. “A série certa de treino, no entanto, pode ajudar no combate deste mal”. ´Só n?o se esqueça de consultar um ortopedista antes de praticar os movimentos, principalmente se voc? estiver sentindo dores. Caso haja alguma inflamaç?o, primeiro é necessário tratá-la com remédios e repouso.

     Passada esta fase, é hora de agir. A série abaixo, montada por Ivaldo, vem no capricho para      quem está em busca de uma postura impecável. As dores nas costas v?o sumir, a barriga            vai parecer menor e até a digest?o sai ganhando (com a coluna no lugar, seus órg?os n?o            s?o pressionados e podem trabalhar de maneira mais eficiente).

    1. Puxada frontal (é feito em um aparelho especifico, onde voc? fica sentado e puxa uma         barra na direç?o dos ombros). “Este exercício ajuda na colocaç?o da coluna vertebral na             posiç?o correta, mantendo o peitoral estufado. Ele também fortalece a musculatura para           manter a postura natural, prevenindo dores na regi?o dorsal-toráxica”, explica Ivaldo. O            exercício pode ser feito com diferentes pesos e é aconselhável para homens e mulheres.

     2. Remada  (com os braços abertos, voc? puxa a barra em direç?o ao peitoral). “A remada,      além de manter a postura na posiç?o ideal, fortalece os ombros para que fiquem sempre alinhados com a cervical”, afirma o personal. “Ele também previne que os ombros se desloquem para frente ao se manter a postura normal.”

3. Puxada na roldana alta, com m?os em supinaçao (parecido com a puxada frontal, mas aqui os braços ficam posicionados na beirada da barra). “O exercício ajuda a aumentar a musculatura dorsal e mantém os músculos dorsais alongados devido aos movimentos, uma ótima opç?o para quem deseja manter a postura ideal”, explica o especialista do MinhaVida.

4. Abdominal 90 graus (deitado de costas, voc? forma um ângulo de 90 graus entre as coxas e o tronco. Subindo o tronco, voc? tenta encosta o peito nos joelhos). O exercício fortalece o abdômen, prevenindo les?es na regi?o da lombar e auxiliando no esforço de suportar o peso do tórax.

5. Hiperextens?o lombar em banco (com o corpo apoiado, até o limite do umbigo, numa base inclinada, voc? inclina o corpo e volta ? posiç?o origina). Este exercício fortalece, justamente, a regi?o lombar, normalmente uma das mais prejudicadas com as dores. Mas, é preciso cuidado na hora de executá-lo. “O ideal é contar com a supervis?o de um instrutor, já que a execuç?o errada pode causar sérios riscos de les?es”, alerta Ivaldo Larentis.

6. Alongamento: o personal explica que, para garantir resultados, é preciso se preocupar com o alongamento. Ele também é responsável por garantir que a coluna vertebral fique alinhada, sem proporcionar dores e garantindo uma postura invejável. “Para finalizar todos esses exercícios é ideal terminar a série com um bom alongamento. Comece deitando de barriga para cima sobre a bola de alongamento e estique o corpo, no seu limite. Depois, segurando em uma barra alta. Pendure-se sem deixar que os pés toquem o ch?o. Esses alongamentos ajudam a melhorar a circulaç?o e a mobilidade dos movimentos requeridos pela coluna vertebral”, finaliza.

Quanto nome complicado!
Se voc? ficou confuso com os nomes dos exercícios, n?o se preocupe. Todos eles s?o bastante conhecidos do seu professor de ginástica. Leve a lista para ele e ofereça a série como sugest?o na melhora da sua postura, pedindo indicaç?es para as cargas. O ideal para treinos voltados ? melhora de postura é contar com acompanhamento profissional, pois o risco de les?es é muito alto.

FONTE: Minha Vida

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