Pilates reduz chances de osteoporose

Pilates reduz chances de osteoporose

Engana-se quem pensa que Pilates é exercício de gente idosa.
A técnica além de promover o equilíbrio do corpo e mente ajuda a prevenir doenças, como a osteoporose.

pilatesTantos benefícios se d?o por conta da base do Pilates, que alia técnicas de respiraç?o, controle, concentraç?o, precis?o e ?uidez do corpo. Como resultado, vem o alinhamento da postura, maior equilíbrio e coordenaç?o, reduç?o do estresse, alívio de dores crônicas, fortalecimento e ?exibilidade dos músculos que ajudam no combate de doenças.

Para se ter uma ideia das melhorias do Pilates, um estudo recente na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, na Paraíba, avaliou a influ?ncia do método Pilates na qualidade de vida dos idosos.

Os estudiosos usaram uma amostra de 20 idosos, sendo 90% mulheres, com idades entre 60 a 82 anos. Todos realizavam Pilates duas vezes por semana, de uma hora cada, em dias alternados.

Os idosos foram questionados quanto aos aspectos físico, psicológico e social para compor o quadro de qualidade de vida antes e depois da prática do método. No aspecto físico houve 80% de melhora, no psicológico 61% de melhora e no social 66,25%.

Segundo especialistas, os resultados da prática do Pilates em pacientes com osteoporose podem ser observados em pouco tempo. Durante as primeiras sess?es, já é possível notar uma melhora da força muscular, aumento do relaxamento e da sensaç?o de bem-estar.

A osteoporose, em geral, é caracterizada pela perda da massa óssea e a diminuiç?o da resist?ncia mecânica dos ossos por diversas causas, entre elas desequilíbrios hormonais. As regi?es do corpo mais atingidas s?o os quadris, os punhos e a porç?o anterior dos corpos vertebrais, que sofrem desgastes com simples inclinaç?es repetidas do tronco para frente, gerando fraturas espontâneas.

Veja outros benefícios do Pilates.

? Aumento da flexibilidade corporal;

? Melhora na funç?o articular e alinhamento postural;

? Ganho de equilíbrio para prevenir les?es ou evitar padr?es de movimentos incorretos;

? Oxigenaç?o dos músculos e qualidade de sua funç?o;

? Incorporaç?o de consci?ncia corporal, diminuindo os fatores de risco que podem levar a les?es;

? Diminuiç?o da ansiedade e do nervosismo provocados pelo estresse e pelas tens?es do dia a dia.

Fonte: MaisEquilibrio – Natália Farah

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