Pilates, ótimos resultados entre os praticantes com idade avançada

Pilates, ótimos resultados entre os praticantes com idade avançada

Atividade trabalha o fortalecimento da musculatura, a respiraç?o e a concentraç?o.
Atingir a maturidade com qualidade de vida é o desejo da maioria das pessoas. Passar a marca dos 70 anos ?vendendo? disposiç?o, condicionamento físico, flexibilidade e elasticidade nos membros, controle sobre o trato urinário, entre outros benefícios, ainda é privilégio para poucos. Porém, para os praticantes de pilates, esse é um sonho cada vez mais próximo. Os adeptos dessa modalidade fitness em idade mais avançada v?m demonstrando resultados muito positivos. Reduç?o de dores ósseas e em ligamentos, estímulo ? produç?o natural de cálcio pelo corpo ? fator que auxilia na prevenç?o de doenças ósseas, como a osteopenia e a osteoporose ? e controle da musculatura pélvica s?o algumas das grandes vantagens da atividade para quem está na chamada melhor idade.

Roberto Alves, instrutor da modalidade e professor de educaç?o física, ressalta que o impacto zero para as articulaç?es é uma das maiores vantagens para praticantes em idade mais avançada. Segundo ele, os exercícios do pilates, que é baseado no princípio da contrologia (leia abaixo), s?o trabalhados com movimentos de poucas repetiç?es, em sua maioria realizados com o corpo em posiç?o horizontal, com foco na flexibilidade de ligamentos e no fortalecimento de músculos. O objetivo é usar princípios de concentraç?o, respiraç?o e fortalecimento muscular, integrando corpo e mente em uma mesma atividade.

Além do aumento da força muscular, da melhoria da condiç?o respiratória e postural e da concentraç?o, o professor também destaca a aç?o do pilates no assoalho pélvico, na base do quadril, especialmente para os mais velhos. ?Diferentemente da maioria dos outros métodos, o pilates estimula musculaturas implícitas da regi?o do abdome, que ajudam a regular o fluxo de urina e fezes, o que muitas vezes é um problema para os idosos.?

Concita Vieira, 71 anos, pratica pilates há cerca de um ano e já sente no corpo as consequ?ncias. A aposentada exalta os resultados do método e se diz empolgada. ?Tive um grande aumento de força muscular e de flexibilidade, mas, principalmente, o pilates me ajudou a corrigir a postura, o que eu acho muito importante.? Ainda segundo Roberto Alves, o pilates pode reduzir e abrandar males muito comuns em idosos, tais como, artrose, artrite, osteopenia, entre outras patologias inerentes ? idade.

O instrutor de dona Concita, Wesley Paix?o, afirma com otimismo e bom humor que sua aluna n?o fica ?devendo? em nada para muitos de seus alunos jovens. ?Por trabalhar músculos muito específicos, o pilates permite que pessoas como dona Concita, mesmo com a idade, após algum tempo de prática, acabem se destacando perante jovens novatos, que n?o tiveram chance de fortalecer esses músculos.?

Outro bom exemplo, segundo o instrutor, é Laudelina Cotrim, de 68 anos. Também praticante há cerca de um ano, ela encontrou no pilates, além de uma forma de se manter saudável, uma válvula de escape. ?Para mim, é como uma continuaç?o da ioga, que também pratico.

É t?o relaxante quanto, voc? esquece de tudo e se concentra só no movimento.? Laudelina diz ser uma pessoa muito ativa. ?Nenhuma das minhas amigas da época da faculdade aguenta meu ritmo. ?s vezes, até algumas mais novas, do trabalho, ficam espantadas com o meu pique?, diverte-se. O corpo de Laudelina já se habituou ? prática diária. Quando deixa de fazer um único dia, n?o se sente bem. ?Por isso, para n?o ter erro, tem dias que faço pilates até duas vezes por dia.?

Tudo sob controle

A teoria da contrologia se baseia no controle total do corpo, unindo a mente e a respiraç?o ao exercício, realizado com concentraç?o e precis?o exaustiva. Os exercícios exigem equilíbrio e estabilidade, a partir do centro do corpo. A contrologia se divide em princípios. A seguir, os principais deles e seus respectivos efeitos em corpos de idade avançada:

Princípio da concentraç?o – Centrar a mente para permanecer no ?aqui e agora? sem dar lugar ? distraç?o.

Nos idosos:

Com o avanço da idade, o corpo começa a apresentar algumas perdas cognitivas, e o trabalho de concentraç?o ajuda a minimizar essas perdas.

Princípio do controle 

Estar sempre vigilante, educar para que a respiraç?o seja feita no momento certo, n?o permitir que as regi?es que possam sofrer sobrecarga estejam fora do alinhamento.Nos idosos: o princípio do controle ajuda na manutenç?o da coordenaç?o motora.

Princípio da fluidez

Realizar todas as etapas do movimento de forma lenta e fluente.Nos idosos: com o avanço da idade, é natural que os movimentos fiquem menos precisos, muita vezes com tremedeiras. O princípio da fluidez ajuda a minimizar esses sintomas.

Princípio da centralizaç?o

Fortalecer os músculos do quadril. Nos idosos: importante para fortalecer e melhorar a funç?o dos órg?o internos.

Fonte: sites Uai

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