Pilates, força, resist?ncia e equilíbrio

Pilates, força, resist?ncia e equilíbrio

Com bancos, bolas e faixas, modalidade traz resultados para todas as idades.Ensinado no Brasil desde 1991, o Pilates se popularizou de forma impressionante, estando presente, hoje em dia, em boa parte das cidades de grande e médio porte.
Apesar disso, ainda há uma vis?o distorcida do que seja a técnica. “Muita gente pensa que o Pilates é indicado somente para a terceira idade.
No meu estúdio, atendo homens e mulheres que gostam de treinar forte e almejam um corpo definido e tonificado, o que conseguem com o Pilates”, esclarece a personal trainer Mariana Dib.

Com exercícios comuns na ginástica, na dança, na yoga e nas artes marciais e uso de acessórios, como bancos especiais, bolas, faixas e outros equipamentos desenvolvidos com exclusividade para essa prática, o Pilates trabalha força, resist?ncia, flexibilidade e equilíbrio.

pilates_forca_acquariusfitnessPilates trabalha força, resist?ncia e equilíbrio

“No Pilates, toda a sobrecarga externa imposta ao corpo do aluno é obtida pelo auxílio de molas, diferente dos aparelhos clássicos da musculaç?o, em que esta sobrecarga se dá, principalmente, por barras de ferro”, explica o professor de Educaç?o Física da Universidade Nove de Julho Mateus Elias Pacheco.

“Uma aula de Pilates é completa”, diz Mariana. A primeira atividade é o aquecimento, com foco na caixa torácica.
Depois, vem o alongamento, com bastante atenç?o dedicada ? regi?o do diafragma. Em seguida, s?o realizados exercícios de mobilidade das articulaç?es, principalmente da coluna.
Na sequ?ncia é trabalhada a força de diversas regi?es do corpo, como pernas, braços, abdômen e lombar. “Eu sempre dedico ainda uma parte ao equilíbrio, especialmente para os idosos, que precisam desse tipo de atividade para melhorar a qualidade de vida”, conta a especialista.

A atividade também contribui com o emagrecimento, já que proporciona uma perda de até 350 calorias por hora. “Mas n?o é como nos aeróbicos, que t?m relaç?o direta com perda de peso.
No Pilates, como se ganha musculatura, consequentemente seu metabolismo acelera, o que causa gasto calórico”, diz a educadora física e professora de Pilates  Marina Soares Fressato.

Segundo Pacheco, a funç?o primordial do método é estimular o controle que o sistema nervoso tem sobre os músculos estriados esqueléticos. “Seja como técnica ou terapia, o Pilates promove um maior relacionamento entre o físico e a mente, aperfeiçoando a harmonia entre todas as estruturas do corpo dos praticantes, que podem ser indivíduos de diferentes idades”, acrescenta.

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O Pilates pode ser realizado por adultos, idosos, gestantes e crianças, desde que n?o haja restriç?es médicas. Além de ser uma opç?o de exercício físico, pode também ser utilizado na reabilitaç?o de pacientes pós-cirúrgicos com dor aguda e sequelas neurológicas decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, Parkinson e distrofias musculares, entre outras doenças.

M?es também podem ser beneficiadas, tanto antes quanto depois do parto. Marina acrescenta que o Pilates também ajuda a prevenir as chamadas doenças modernas, como má postura, tendinite, falta de disposiç?o e ansiedade.

A modalidade, que só pede roupas confortáveis e pés descalços, pode ser praticada diariamente. O mínimo recomendado para que os resultados sejam sentidos é duas vezes por semana.

A personal trainer Mariana orienta que, antes de começar a praticar a atividade em algum estúdio, o histórico do profissional seja avaliado.

“Experi?ncia conta muito. Eu trabalho com Pilates há cinco anos e sinto que hoje minhas aulas s?o, de longe, melhores que quando iniciei”, diz.

Fonte: Minha Vida

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