Pilates, conheça nove benefícios.

Motivos para escolher o Pilates n?o faltam: a atividade melhora o desempenho em corridas, combate dores e auxilia na prevenç?o de fraturas osteoporóticas. Segundo a professora de pilates Cristina Abrami, fundadora e vice-presidente da Aliança Brasileira de Pilates (Abrapi), o método tem como princípios a respiraç?o completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precis?o, o controle, a fluidez e a concentraç?o. O Minha Vida conversou com especialistas para conhecer melhor as diversas áreas de atuaç?o do Pilates. Confira:

Combate o estresse
“A série, criada pelo alem?o Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentraç?o”, aponta a professora Cristina Abrami. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situaç?es de estresse, ansiedade e nervosismo.

Dor nas costas - Foto Getty ImagesAmeniza dores
O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. “Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos”, esclarece a fisioterapeuta Mait? Molica Ferrari, da clínica Acquaterapia. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitaç?o de diversas patologias. O método só n?o é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.

Respiraç?o - Foto Getty ImagesMelhora a respiraç?o
“O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiraç?o normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma”, explica a fisioterapeuta Mait? Molica. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associaç?o dos exercícios a um tempo preciso de inspiraç?o e expiraç?o.

Postura - Foto Getty ImagesCorrige a postura
Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. “Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorç?o do impacto e resist?ncia a esforços”, observa Cristina Abrami. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sess?o, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

Corrida - Foto Getty ImagesMelhora o desempenho na corrida
Pode até n?o parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas les?es no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducaç?o da respiraç?o e da concentraç?o adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consci?ncia corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Músculos - Foto Getty ImagesTrabalha os músculos
“O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e n?o segmentar”, observa a fisioterapeuta Mait? Molica. Durante os exercícios, ocorre a ativaç?o simultânea de diversos grupos musculares e há uma integraç?o dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulaç?es também s?o estimuladas.

Flexibilidade - Foto Getty ImagesMelhora a flexibilidade
De acordo com Mait? Molica, os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade s?o aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. “Trabalhando a extens?o de músculos e articulaç?es, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo”, conta a fisioterapeuta.

Coordenaç?o motora - Foto Getty ImagesEstimula a coordenaç?o motora
“O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consci?ncia corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulaç?es a nosso favor”, explica a professora Cristina. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepç?o espacial dos objetos em relaç?o a si mesmo.

Fratura - Foto Getty ImagesPrevine fraturas osteoporóticas
O Pilates pode ser um grande aliado na prevenç?o de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose. Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenaç?o motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento ? postura.

Fonte: Minha Vida

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