Pilates ajuda a afastar o estresse

Cada vez mais comum nas academias e em centros especializados, o pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam uni?o entre corpo e mente. Respiraç?o, postura e concentraç?o s?o alguns dos principais alvos da atividade. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento do abdômen. Mais firme, essa regi?o sustenta melhor a coluna (principalmente na regi?o lombar) e também os órg?os vitais.

A educadora física e professora de Pilates , Marina Soares Fressato, recomenda a prática como fator de prevenç?o e tratamento contra estresse. Além de terem atenç?o individual e supervisionada, os exercícios exigem concentraç?o da mente e do corpo. Abaixo, ela tira dúvidas que voc? sempre quis esclarecer sobre Pilates.

Conheça os benefícios do Pilates

Indicaç?o
Qualquer pessoa pode praticar?
Sim, o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa. Seu idealizador, Joseph Hubertus Pilates, foi uma criança raquítica e asmática e passou a vida inteira pesquisando técnicas de desenvolvimento corporal. O principal cuidado é com as pessoas que t?m problemas na coluna cervical, pois os exercícios sobrecarregam um pouco esta regi?o. Porém, há maneiras de isolar esses movimentos realizando outros, tudo com autorizaç?o médica.

É indicado em que casos?
Dores nas costas, má postura e problemas nas articulaç?es, pois beneficia o fortalecimento dos músculos posturais e estabilizadores.

Pilates pode ser uma forma de terapia antiestresse?
Com certeza. No pilates, a respiraç?o é muito importante e faz parte da prática. Realizá-la corretamente, expandindo bem a caixa torácica e aproveitando ao máximo os alvéolos pulmonares, exige foco. Por outro lado, os movimentos também requerem concentraç?o e consci?ncia corporal porque, muitas vezes, s?o executados em superfícies móveis, flexíveis ou penduradas, que exigem equilíbrio de força e extens?o.

Trabalho de respiraç?o e concentraç?o no pilates ajuda a afastar o estresse

Prática
Dá para fazer em casa?
Alguns exercícios podem ser realizados no solo, em um colchonete, e outros na bola de ginástica. Mas s?o os aparelhos específicos que transformam a aula em uma atividade lúdica, com diversas combinaç?es e possibilidades. Os aparelhos auxiliam, e muito, na postura e prática de diversos movimentos, assim como criam maior ou menor dificuldade e resist?ncia na execuç?o.

Que tipos de cuidados s?o necessários?
Além da atenç?o constante ? respiraç?o e postura a cada movimento, voc? só precisa vestir uma roupa confortável, de prefer?ncia que n?o bloqueie nenhuma funç?o dos aparelhos, e abandonar os sapatos.

Praticar pilates é como malhar, só que bem lentamente?
N?o.
Os movimentos praticados no pilates tendem a recrutar muitos mais fibras musculares dos que as exigidas na malhaç?o comum. Um mesmo exercício pode combinar a aç?o de mais de um grupo muscular, e a possibilidade de se fazer diversas variaç?es num mesmo aparelho tende a proporcionar flexibilidade e elasticidade dificilmente atingidas sem ajuda destes acessórios.

Benefícios :
Pilates emagrece?

Os exercícios do pilates exigem força e flexibilidade, mas n?o s?o como os aeróbicos que t?m relaç?o direta com perda de peso. Como se ganha musculatura, consequentemente, seu metabolismo acelera, o que causa gasto calórico.

Que benefícios o Pilates pode trazer para o dia a dia?

O trabalho no pilates promove a consci?ncia corporal (fortalecimento, alongamento e flexibilidade), o controle da respiraç?o e o consequente foco em si mesmo, que proporciona equilíbrio corporal e mental. Daí, a obtenç?o substancial de baixa da ansiedade nas atividades diárias e no relacionamento interpessoal.

O pilates pode prevenir doenças?
Sim, a atividade pode ajudar a prevenir principalmente as doenças chamadas “modernas”: má postura, tendinite, encurtamento, dor de cabeça, falta de disposiç?o e ansiedade.

Fonte: Minha Vida

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