Parte 2 ? Tempo, Freqü?ncia e corrida

Tempo e frequ?ncia

Voc? n?o precisa passar duas horas na academia todos os dias para proteger o coraç?o. Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca, diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA). Segundo a pesquisa, praticar 150 minutos – o equivalente a duas horas e meia – de exercícios por semana diminui o risco de doença cardíaca em 14%. Essa porcentagem aumenta de acordo com a quantidade de exercícios praticados.

“O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos n?o s?o mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo”, explica o cardiologista Cláudio Baptista, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Corrida 
Ela afasta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertens?o e colesterol alto, graças ao condicionamento físico que a atividade proporciona. Sendo uma atividade aeróbica, a corrida de longa duraç?o e baixa intensidade condiciona o coraç?o.

De acordo com o médico do esporte Ricardo Munir Nahaf, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), depois de algum tempo de prática, seu organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle de press?o, colesterol e peso.

Segundo o personal trainer Edson Ramalho, de S?o Paulo, após duas ou tr?s semanas, já é possível sentir a diferença da corrida no condicionamento físico. Até mesmo tarefas corriqueiras, como subir escadas, tornam-se mais fáceis. Como resultado, os afazeres ficam menos cansativos e mais prazerosos

Fonte: Minha Vida

 

 

 

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