Os segredos do Pilates

Tudo o que voc? precisa saber sobre o método que vem conquistando cada dia mais praticantes.

Quer ter mais flexibilidade, estimular a circulaç?o, perder peso, aumentar a energia, melhorar a aptid?o física, postura e apar?ncia, eliminar o estresse ou fortalecer os músculos? Ent?o o Pilates é o exercício mais indicado para voc?.

Desenvolvido pelo alem?o Joseph Pilates, na década de 1920, ele tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo por meio da concentraç?o, controle e respiraç?o.

Outro ponto interessante? A atividade é bem democrática, ou seja, qualquer pessoa pode praticá-la, sejam jovens, pessoas mais velhas, esportistas que ficaram parados há algum tempo, sedentários ou quem sofre de alguma dor muscular.

Segundo a fisioterapeura Marcela Toyokawa, o Pilates pode ser praticado de várias maneiras. Em algumas academias, por exemplo, a atividade é realizada por meio do método tradicional com a ajuda de mesas de invers?o. Ele pode ser feito ainda no solo, com a utilizaç?o de acessórios como bola, Ring, elástico, alças, entre outros, que o torna mais eficiente.

A especialista também explica que a técnica pode ser realizada individualmente ou em grupo. “Se voc? já possui alguma experi?ncia n?o tem problema em faz?-la em casa, contudo, é aconselhável procurar uma orientaç?o profissional, já que o uso correto de cada parte do corpo, da respiraç?o e execuç?o precisa dos movimentos é muito importante nesse trabalho”, afirma.

Erros mais comuns
Com tantas vantagens, n?o é a toa que o número de adeptos ao Pilates cresça cada vez mais. Porém, alguns descuidos cometidos pelos praticantes podem trazer sérias conseqü?ncias como fadiga, les?es musculares, sobrecarga na coluna, entre outras.

Para evitar tais problemas a doutora Eliane Coutinho, diretora de um dos principais centro de certificaç?o em Pilates científico no Brasil, a FisioCi?ncia, enumerou alguns erros que n?o devem ser feitos durante ?s aulas. Veja quais s?o eles:

– conversar durante os exercícios n?o é uma boa conduta. Os resultados levam mais tempo para aparecer, uma vez que o método exige concentraç?o.

– respirar de maneira errada pode gerar sobrecarga e dores nas costas. Inspire, ent?o, na preparaç?o de um movimento e expire enquanto trabalha os músculos e se movimenta. Depois inspire novamente para se recuperar.

– fique atenta ?s séries dos exercícios. Diferente da musculaç?o, cada um deve ser repetido no máximo 10 vezes. O exagero nas repetiç?es pode promover fadiga e les?o muscular.

– procure n?o deixar a coluna totalmente ereta. O correto é manter a posiç?o natural da coluna com suas curvas preservadas. A aus?ncia dessa curvatura aumenta a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.

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