Os benefícios das atividades física.

Conheça os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes.

Vivemos atualmente na era do sedentarismo. A cada dia as pessoas est?o diminuindo suas atividades físicas cotidianas e ao mesmo tempo aumentando a ingest?o de alimentos calóricos e pouco nutritivos. O impacto n?o poderia ser diferente: os índices de saúde e qualidade de vida s?o afetados negativamente.

A preocupaç?o geral é que esse processo já n?o tem mais limitaç?es quanto ? faixa etária e hoje, já está em evid?ncia entre crianças e adolescentes. Segundo números do IBGE, o sobrepeso vem aumentando ano a ano e hoje atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, e cerca de 20% da populaç?o entre 10 e 19 anos.

Os números também evidenciam a causa do crescimento de vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta como hipertens?o, complicaç?es cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros. Além desses sintomas fisiológicos, existem alteraç?es comportamentais porque a cobrança pela estética feita pela sociedade começa desde cedo e as crianças que n?o se encontram dentro dos “padr?es” sofrem com algum tipo de preconceito ou até mesmo exclus?o do grupo que frequenta.

Por que o sedentarismo é maior entre crianças e adolescentes?

Ao contrário do que muitos pensam nem sempre a culpa é da genética. Filhos de pais obesos t?m 10% de chances de serem obesos, o que prova que a influ?ncia hereditária n?o é t?o grande quanto se imaginava. O grande vil?o é a “transfer?ncia cultural”, pois filhos de pais que n?o fazem atividades físicas e se alimentam mal, tendem a assumir os mesmos hábitos dos pais.

No passado, para crianças e adolescentes o ano demorava muito para passar. Hoje, o cenário é bem diferente. Tornou-se comum ouvir de crianças e adolescentes a frase “nossa, como o ano passou rápido”. Isso acontece porque estes est?o cada vez mais atarefados com uma carga horária maior na escola e fazendo cursos diversos.

Além disso, a era da tecnologia favorece que crianças e adolescentes passem horas do seu dia usando computadores e brincando com videogames. N?o se pode descartar também a falta de segurança como outro fator que favorece o sedentarismo. Antes, crianças e adolescentes praticavam atividades físicas na rua por meio de jogos e brincadeiras que foram praticamente extintos.

O que a aus?ncia de exercício pode trazer para crianças e adolescentes

Diminuiç?o do acervo motor: nessa fase da vida eles est?o mais propensos a realizar, assimilar e armazenar em seu sistema nervoso central, novos gestos e movimentos motores que na fase adulta contribuir?o muito na realizaç?o dos mais variados tipos de atividades físicas ou esportivas;

Conflitos na socializaç?o: de uma forma geral, a prática esportiva pode unir as pessoas, por isso crianças e adolescentes que n?o possuem esse hábito podem perder uma grande oportunidade de estreitar laços de amizades e fazer parte de grupos diferentes;

Aumento do peso: crianças e adolescentes que n?o praticam nada, provavelmente t?m ou ter?o um impacto negativo no peso corporal, que ocorre pelo acúmulo maior de calorias;

Desvios posturais: a prática de uma atividade física regular pode evitar anormalidades posturais, além de baixa flexibilidade e pouca força muscular;

Risco de doenças: 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro est?o relacionadas ao estilo de vida e s?o diretamente provocadas pela obesidade.

Quais exercícios s?o mais sugeridos para crianças e adolescentes

No geral, esse público n?o tem muita paci?ncia para atividades cíclicas ou repetitivas, as quais acham chatas e desmotivantes. A melhor opç?o é desenvolver atividades que sejam desafiantes, lúdicas e que possam contribuir em melhorias nas principais capacidades físicas, como:

Coordenaç?o motora e equilíbrio: no geral s?o atividades físicas mais complexas e desafiadores, que demandam aprendizagem, caso da nataç?o, do futebol, do balé, do handebol, do basquetebol, da ginástica olímpica, dos exercícios funcionais e das gincanas e brincadeiras.

Força muscular: o trabalho muscular pode ser feito usando acessórios ou máquinas de musculaç?o. Porém, o melhor método é o circuito, pois ele dá a impress?o de que o tempo passa mais rápido.

Flexibilidade: o alongamento tem de ser feito de uma forma diferente porque crianças e adolescentes n?o t?m paci?ncia. Uma das melhores alternativas é o alongamento dinâmico, onde é possível desenvolver a flexibilidade sem precisar ficar parado, tendo que manter um determinado movimento por alguns segundos.

Aptid?o cardiorrespiratória: essa é uma atividade que traz benefícios para o coraç?o e também uma grande contribuiç?o para a diminuiç?o do peso. Uma boa opç?o é andar de bicicleta, patins ou skate, praticar nataç?o ou outras atividades esportivas, em geral. Esteira, bicicleta ergométrica e elíptico também s?o uma boa opç?o, mas precisam de um método de trabalho diferenciado para n?o se tornarem repetitivas.

Devido ? dificuldade de encontrar locais que promovam um trabalho especializado para essa faixa etária, alguns pais t?m investido em profissionais de educaç?o física especializados, que atuam como personal trainers para crianças e adolescentes, realizando um trabalho individual ou até mesmo em grupo.

Esses profissionais est?o aptos a reproduzir o que era feito antigamente, mas de forma organizada, lúdica e com um objetivo específico: respeitar as condiç?es de cada um.

Fonte: Minha Vida

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