Nataç?o, prevenç?o de les?es

Nataç?o, prevenç?o de les?es

Anteriormente, quando falamos sobre as les?es na nataç?o, ficou claro que, apesar de ser um esporte de nenhum contato físico com outros competidores, trata-se de uma atividade de grande desgaste e que é preciso tomar cuidado para se prevenir de les?es na nataç?o. Um nadador em nível de competiç?o, por exemplo, pode chegar a 500 mil braçadas em um ano ? n?o é ? toa que cerca de 50% dos atletas sintam dores no ombro.

Pensando nisso, o mais importante para a prática correta e sem dores de cabeça é ter sempre um professor de nataç?o ao seu lado durante os treinos. Ele certamente vai montar seu planejamento de maneira adequada para a prevenç?o de les?es.

A nataç?o é um esporte de movimentaç?o completa e constante exaust?o física. Portanto, quando mal executadas, as braçadas, pernadas e rotaç?es do corpo podem, a longo prazo, causar sérios problemas em sua estrutura física, como danificar a coluna, por exemplo. Um exercício repetido centenas de vezes, por um longo tempo, certamente trará sérias les?es.

Exames médicos direcionados para a prática da nataç?o também podem evitar problemas futuros. A sua saúde pode determinar a carga máxima a ser colocada nos treinamentos, dizendo até onde vai o seu limite. Afinal, de nada adianta nadar quando, ao invés de fazer bem ? saúde, está causando danos ao seu corpo.

Existem exercícios musculares específicos que também podem amenizar os impactos da nataç?o, como o fortalecimento do manguito rotador e do bíceps branquial. Alongamentos completos da musculatura dorsal e também um fortalecimento do abdômen certamente ajudar?o e muito na prevenç?o de les?es na nataç?o.

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