Mitos e verdades sobre exercicios fisicos

Mitos e verdades sobre exercícios físicos.

Sabe aquelas teorias que a gente nunca sabe se s?o verdadeiras ou n?o, mas acaba contando ?s amigas? Muitas podem levá-las a cometer erros quando o assunto é atividade física. Com a ajuda de especialistas, desvendamos algumas para voc?.

O exercício só dá resultado se sentirmos dor depois

Mito.

A dor está relacionada ? intensidade do exercício, ? preparaç?o de seu praticante e ? resposta do organismo.Nem sempre os exercícios causar?o dor e isso n?o quer dizer que n?o estejam funcionando. Aliás, sentir muita dor depois dos treinos pode sinalizar a prática incorreta. Por isso, peça auxílio ao instrutor paracorreç?o da execuç?o, da postura e adequaç?o de séries de acordo com o seu perfil.

Treinar em jejum emagrece

Mito. 

Para emagrecer é preciso ter um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se ingere. E para favorecer essa queima calórica durante a atividade física, precisamos estar fortes e descansadas. O jejum nos deixaenfraquecidaslimitando a performance e inibindo o gasto de calorias.

Quem malha muito e para de repente pode ver tudo despencar rapidamente

Mito. 

Pelo contrário, o treinamento feito até ent?o permite um aumento do metabolismoque persiste muito mais do que em um sedentário. Se a pessoa gradativamente for reduzindo seus treinos, a sensaç?o de diminuiç?o da firmeza muscular demora mais a acontecer?, afirma Marcos César Rodrigues, professor da unidade Jardins da Fórmula Academia (SP).

O apetite aumenta com a prática de exercícios

Verdade.

O gasto de energia resulta, sim, em uma sensaç?o de fome aumentada. ?Fique atenta ao que come e o quanto come. Sen?o, fica difícil ver os resultados?, diz Giba Ambrogi, professor da academia Bio Ritmo (SP).

A corrida faz o bumbum cair

Mito.

De acordo com Marcos César Rodrigues, essa é uma ilus?o criada devido ao movimento dos glúteos durante a corrida. No entanto, o efeito da atividade aponta para o resultado oposto. ?A corrida fortalece a musculatura local, enrijecendo a regi?o?, garante.

Praticar atividade física com roupas escuras ou com o corpo envolvido em plástico acelera a queima de gordura

Mito.

 Vestimentas com essas características n?o aumentam a queima de calorias. O que ocorre é uma elevaç?o da temperatura corporal, que ocasiona liberaç?o de suor. Assim, oorganismo perde líquido e, ao subirmos na balança, temos a impress?o errônea de que houve perda de gordura. Escolha sempre roupas confortáveis ? que n?o causem abafamento ? e adequadas ao tipo de atividade que irá praticar. É importante que n?o comprometam os movimentos nem o equilíbrio natural do corpo.

Antes da atividade física é preciso comer uma fonte de carboidrato. Sen?o, o corpo queima massa muscular em vez de gordura

Verdade.

?Esse tipo de nutriente fornece bastante energia para o treino. E se suas reservas n?o estiverem adequadas, o corpo queimará a massa magra, o que é prejudicial para a saúde?, explica Emy Takahashi, nutricionista do Grupo Stancanelli (SP). Dúvidas sobre a quantidade? Consulte um especialista.

Nosso corpo queima mais gorduras depois de 30 minutos de exercício

Verdade. 

O metabolismo de gorduras é acelerado na presença de alguns hormônios que s?o secretados pelo corpo humano na corrente sanguínea. Até que esses hormônios atinjam a concentraç?o ideal, s?o necessários, em média, 30 minutos de exercício. ?No entanto, depois de algum tempo de prática, o corpo necessita de um menor nível destas substâncias para acelerar a quebra das gorduras?, conta o professor Giba Ambrogi.

Exercícios em que a frequ?ncia cardíaca é mais constante, como esteira e bicicleta, s?o mais eficazes para a perda de peso do que aqueles em que a variaç?o do ritmo é grande, como step

Mito. 

A frequ?ncia cardíaca n?o exerce grande influ?ncia no processo de perda de peso. ?O fator mais importante é a relaç?o entre queima calórica, que vem da adoç?o de uma dieta balanceada associada ? prática de exercícios físicos. Se queimarmos mais calorias do que ingerirmos ocorre a perda de peso?, diz o personal trainer Bruno Tadeu P. da Silva (SP). Pesquisas compararam os índices de emagrecimento de praticantes de corrida e musculaç?o. O resultado foi semelhante. ?A corrida mantém uma frequ?ncia cardíaca mais constante, já a musculaç?o causa variaç?es. Por isso, é indiferente?.

Alongamento depois da musculaç?o pode favorecer a incid?ncia de les?es

Verdade. 

?Nesse período, os músculos est?o um pouco tensionados e forçá-los pode causarproblemas no desempenho e aumentar o risco de les?es?, salienta Bruno Tadeu. Por isso, pegue leve! Alongue para induzir o corpo ao relaxamento e n?o exija muito da sua flexibilidade.

Na academia transformo gordura em músculos

Mito.

É impossível transformar gordura em músculos. ?O que ocorre é que um vai embora enquanto o outro chega. A ilus?o de transformaç?o acontece devido ? pouca mudança do peso corporal observada na balança, quando se diminui a gordura e aumenta o volume muscular?, esclarece Marcos César Rodrigues, da Fórmula Academia.

Depois dos 35 anos é mais difícil ter resultados com a malhaç?o

Verdade. 

Em média, a diminuiç?o do metabolismo da mulher ocorre por volta dos 32 anos. Nos homens, algum tempo mais tarde: aos 36.

Quem deseja emagrecer pode adotar uma rotina de exercícios fracionada ao longo do dia. N?o precisa fazer tudo de uma vez

Verdade.

 Segundo André Leta, diretor técnico da rede de academias Proforma (RJ), o Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda a realizaç?o de, no mínimo, 150 a 250 minutos de atividade moderada. ?Esses 150 minutos podem ser distribuídos em treinos que contemplem cinco dias na semana, com duraç?o de 30 minutos cada. Essa meia hora pode ser fracionada durante o dia, em blocos mínimos de 10 a 15 minutos de duraç?o. Assim voc? pode realizar tr?s etapas de 10 minutos ou duas etapas de 15 minutos no decorrer do dia?, diz.

O spinning (ciclismo indoor) machuca o joelho

Mito. 

Os movimentos exigidos durante o pedalar em uma bicicleta de ciclismo indoor s?oigualmente seguros para o joelho. No entanto, o mecanismo de catraca fixa do spinning exige cuidados extras, como o controle de ritmo e ajustes da bicicleta.

Quando bebemos água gelada durante o treino gastamos mais calorias

Mito. 

Realmente o organismo aquece a água que ingerimos e esse processo demanda energia. No entanto, o gasto calórico é insignificante: cerca de uma caloria por litro. Ent?o, nem adianta apostar nisso. Mas lembre-se: beber água hidrata e faz bem para a pele.

Tomar um banho gelado após a musculaç?o pode favorecer o ganho muscular

Mito.

A teoria por trás deste mito defende que o aumento do fluxo sanguíneo, resultante do contato com a água em baixa temperatura, aumentaria o aporte de sangue nos músculos favorecendo sua recuperaç?o e hipertrofia. ?Para derrubar essa ideia, devemos lembrar que esta adaptaç?o do fluxo sanguíneo diante da água fria ocorre em todos os compartimentos do corpo e n?o só nos grupos que foram estimulados durante o treinamento. Além disso,após a atividade física, a circulaç?o de sangue já se mantém aumentada nos músculos exercitados, independentemente de se ter tomado banho gelado ou n?o. Portanto, tal atitude n?o causa nenhuma reaç?o, positiva ou negativa, da resposta muscular?, analisa André Leta.

Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer

Verdade. 

?A musculaç?o ajuda na obtenç?o de um melhor desempenho na atividade aeróbica e, consequentemente, auxilia o praticante a perder peso de forma mais eficaz esem a preocupaç?o de desenvolver les?es?, opina Guilherme Dantas, coordenador da academia Physical (RJ).

Treinar de manh? traz melhores resultados do que no período da noite

Mito.

 É o ritmo biológico de cada pessoa que determina a melhor hora para treinar.

A musculaç?o favorece o surgimento de estrias

Mito.

?Isso só acontece com o uso de substâncias que façam a musculatura crescer de forma n?o natural, já que esses produtos causam um esticamento agressivo que pode gerar estrias?, alerta o professor Marcos César Rodrigues.

Musculaç?o com pouco peso e várias repetiç?es ajuda a emagrecer. O contrário só propicia ganho de massa muscular

Mito.

Quem pega mais pesado na malhaç?o também faz uma manutenç?o do peso. ?A musculaç?o, independentemente da sua carga, ajuda a acelerar o metabolismo. Estima-se que, no período pós-treino, os praticantes tenham o metabolismo 12% mais acelerado?, comenta Bruno Tadeu. E para mantermos a massa magra, nosso corpo despende mais energia do que quando há muita reserva de gordura.

Fonte: Corpo a Corpo

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