Melhore o seu desempenho na nataç?o

Usar nadadeiras e investir em vários estilos de nado faz seu treino bombar.

Depois de alguns meses de prática, parece que o treino n?o exige tanto esforço e voc? tem vontade de ir além – conseguir dar mais braçadas no nado sem ficar muito ofegante. “Com a orientaç?o adequada, é possível modificar o treino de nataç?o para melhorar o rendimento e n?o deixar o corpo acostumado com a mesma carga de exercício”, afirma a professora de nataç?o Waleska Durand.  Ela e o personal trainer Adriano Arruda,  explicam como melhorar os resultados do treino, lembrando que é necessário consultar um profissional adequado para realizar qualquer mudança.

Treine com frequ?ncia
A prática leva ? perfeiç?o – e com a atividade física n?o é diferente. O ideal é fazer um treino de nataç?o de tr?s vezes por semana, no mínimo. Segundo personal trainer Adriano, se uma pessoa treina menos do que isso, o corpo fica em um processo de descanso maior do que o necessário e n?o entra em adaptaç?o. “Mesmo que o estímulo do treino seja forte, o seu corpo n?o se adaptará, pois passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho”, explica.

homem nadando tipo peito - Foto: Getty ImagesConcentre-se na técnica
“A nataç?o é feita de técnica, ent?o de nada adianta querer nadar o mais rápido possível sem levá-la em consideraç?o”, explica professora de nataç?o Waleska. De acordo com ela, a biomecânica do nado é de extrema importância para o rendimento do nadador, ele fará menos força para nadar com a técnica correta. “Pensar apenas na velocidade é gastar energia em v?o”, afirma.
par de nadadeiras na beira da piscina - Foto: Getty ImagesUse nadadeiras
Se voc? quer melhorar a sua postura durante o nado e trabalhar melhor a musculatura, adote o uso de nadadeiras no treino. “As nadadeiras proporcionam aumento da flexibilidade do tornozelo, aumento da força na perna por conta da resist?ncia que a nadadeira gera, elevaç?o da frequ?ncia cardíaca e melhora da postura e da técnica”, explica a professora de nataç?o Waleska. No entanto, os especialistas alertam que o uso de nadadeiras deve ser orientado por um profissional adequado, para que n?o haja o risco de les?es.
duas mulheres fazendo hidroginástica - Foto: Getty ImagesFaça outras atividades
Exercícios como hidroginástica ou corrida na água podem auxiliar aumentar a força para o nado. Segundo Adriano Arruda, praticar outros exercícios na água faz com que o nadador sinta os seus movimentos, explore mais o deslocamento e melhore seu equilíbrio e força explosiva. “Fazer musculaç?o ou um treinamento funcional também pode resultar em melhoras no rendimento do nado”, diz o personal.
homem nadando - Foto: Getty ImagesVarie a intensidade e a velocidade
É fundamental provocar estímulos de velocidade e intensidade durante o nado, pois com isso o corpo precisará dar uma resposta fisiológica correspondente, exigindo mais esforço físico e melhorando o rendimento. “No entanto, é importantíssimo saber como e quando fazer essas mudanças, sempre com a orientaç?o de um profissional”, diz a professora Waleska.
mulher nadando - Foto: Getty ImagesVá com calma
Claro que aumentar a intensidade e a velocidade do treino é importante para melhorar o desempenho, mas exagerar na atividade pode levar a les?es e ? fadiga muscular. “Sess?es intensas por vários dias seguidos reduzir?o o desempenho do atleta cada vez mais”, explica Adriano Arruda. Para evitar o risco de les?es, os especialistas recomendam fazer sempre um treino leve para cada dois treinos intensos, para que o corpo possa descansar. “Aplicar um estímulo mais fraco depois dos treinos de força servirá para recuperar o indivíduo e prepará-lo para um estímulo mais forte que o anterior no dia seguinte”, diz Waleska Durand.
mulheres mergulhando na piscina - Foto: Getty ImagesNade outros estilos 
“Cada estilo de nado tem sua particularidade e, ao mesmo tempo, todos se complementam”, diz o personal Adriano. Ele exemplifica: na braçada do nado peito, trabalha-se bastante a sensibilidade na água, fator importante para um bom deslocamento. Já o nado borboleta trabalha a força abdominal, essencial para o equilíbrio e um bom rolamento de tronco, aumentando a amplitude dos movimentos em qualquer nado. Por isso, mesmo que voc? tenha um estilo de nado preferido ou participe de competiç?es para apenas um estilo, vale a pena dar umas braçadas de outro jeito.
homem usando uma bermuda para nataç?o - Foto: Getty ImagesUse trajes adequados
O traje de nataç?o é a evoluç?o tecnológica mais avançada do esporte. Existem diversos formatos de macac?o e maiô, com vários tipos de tecidos. O objetivo é sempre diminuir o atrito entre o nadador e a água para que ele ganhe velocidade. A professora Waleska diz que alguns atletas treinam com trajes de tecidos mais grossos ou até mais de uma roupa, para aumentar o peso e consequentemente o atrito. Quando v?o competir, eles optam por trajes mais finos e que colam mais no corpo, para ficar mais leve e aumentar a velocidade. “Isso faz com que o atleta ganhe mais força durante o treino e o seu rendimento aumente na hora da competiç?o, já que ele estará acostumado a nadar com mais peso”, explica.Fonte: Minha Vida

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