Inove no Pilates

Inove no Pilates

Confira 8 novas modalidades do exercício do momento.Apesar de serem quase centenários, os exercícios criados por Joseph Huberts Pilates s?o atualizados com as constantes reinvenç?es que os treinadores de academias v?m inserindo na técnica. Será que voc? conhece as novas modalidades do Pilates?

O método de controle muscular melhora a resist?ncia, consci?ncia corporal e controle respiratório, reduzindo o estresse e a fadiga e desenvolvendo a força muscular. Isso tudo combinado a diversos outros tipos de exercícios, trabalhando mais e melhor todos os grupos musculares.Veja 8 exemplos de modalidades fresquinhas incluindo a técnica de Joseph.

AeroPilates

O “aero” do nome n?o significa (necessariamente) que voc? ficará suspensa praticando Pilates, mas relaciona-se com exercícios aeróbicos, como esteira, elíptico, bicicleta e corda – tornando o exercício muito mais dinâmico.

Indicadas para condicionamento físico e cardiovascular, equilíbrio postural, coordenaç?o, flexibilidade e perda de peso, as aulas s?o feitas em circuito, trabalhando tanto o sistema cardiovascular como as funç?es musculares.

Pilates Funcional

Sabe todos os exercícios que deixam o corpo dos praticantes tinindo? Bateram no liquidificador, adicionaram Pilates e ele ficou funcional.

Aqui s?o inclusos movimentos de RPG (Reeducaç?o Postural Global), Yoga, Iso-Stretching (ginástica terap?utica) e diversas outras técnicas de conscientizaç?o corporal.

O resultado mais aclamado pelo exercício é uma grande melhora de postura – o que harmoniza bem com a flexibilidade e a concentraç?o, estimuladas ao mesmo tempo.

Pilates no Tecido

Esse é para quem sempre quis fugir com o circo, pois as acrobacias circenses s?o as grandes aliadas do Pilates nessa modalidade.

Além dos benefícios aos músculos, a coluna também agradece. Pela possibilidade de fazer os exercícios em posiç?o inversa, a modalidade provoca a descompress?o da coluna, aliviando bastante as dores nas costas.

Consci?ncia corporal, força muscular, capacidade física, flexibilidade e mobilidade das articulaç?es s?o outros pontos altos das aulas.

Pilates Walker

A técnica foi criada pela fisioterapeuta paulista Barbara Reginato e soma as técnicas e aparelhos do Pilates ?s corridas e caminhadas. A ideia principal é que todos os grupos musculares sejam exercitados ao mesmo tempo, potencializando os efeitos e benefícios ao corpo.

S?o realizados, em média, de 10 a 15 exercícios de força e resist?ncia por aula, utilizando toning ball, faixa elástica e fitness circle. Por ser realizado em cima da esteira, promove perda de peso e contribui para melhora do sistema cardiovascular e respiratório.

Power Plate Pilates

Essa modalidade de Pilates é feita em cima do aparelho vibratório Power Plate. As vibraç?es emitidas pela máquina provocam cerca de 25 a 50 reaç?es naturais e involuntárias dos músculos por segundo, intensificando exercícios comuns do Pilates, como abdominal e elevaç?o pélvica.

Além disso, a técnica promete melhoria imediata da circulaç?o sanguínea, aumento da força e densidade óssea, resist?ncia e flexibilidade muscular, reduç?o da celulite, alívio da dor e sensibilidade e recuperaç?es mais rápidas.

Standing Pilates

A traduç?o dessa modalidade criada nos Estados Unidos significa “Pilates em pé” e daí já podemos ter uma ideia do que se trata o exercício. Ele pretende diminuir os riscos e efeitos da osteoporose, por beneficiar o metabolismo ósseo durante a execuç?o dos movimentos.

O equilíbrio do corpo é um dos pontos mais exercitados nas aulas e isso estimula o fluxo sanguíneo e a performance do praticante em sua movimentaç?o.

Algumas academias ainda oferecem aos alunos um colete chamado Tye4. Ele contém resist?ncias elásticas que possibilitam que a carga do corpo seja acionada para resistir ao movimento ou ir a seu favor.

Xtend Barre

Se o seu sonho de criança alguma vez já foi ser bailarina, corra para alguma academia que ofereça o Xtend Barre.

A modalidade combina a força, concentraç?o e equilíbrio do Pilates aos exercícios rígidos e visualmente leves do balé para proporcionar perda de peso, formas e postura de bailarina. Além disso, prop?e fortalecimento dos músculos, melhor condicionamento físico, coordenaç?o motora, equilíbrio, flexibilidade e postura ao praticar as aulas.

Yoguilates

Como voc? deve ter notado pelo nome, essa modalidade alia os exercícios relaxantes de respiraç?o do Yoga com os movimentos do Pilates, que mantém o abdômen contraído o tempo todo.

A sequ?ncia de movimentos começa com as poses de Yoga no solo, passam para os movimentos mais intensos do Pilates e terminam com posiç?es relaxantes em pé do Yoga. Além dos músculos, a mente agradece pela meditaç?o.

Juliany Bernardo

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