Inclua mais frutas na dieta

Inclua mais frutas na dieta
Adicioná-las ?s refeiç?es e optar por sucos naturais s?o algumas das estratégias.
Mais do que uma opç?o saudável de alimento, as frutas s?o essenciais para o bom funcionamento do organismo.

inclua_mais_frutas_na_dietaFontes de vitaminas e minerais, elas deveriam ser consumidas todos os dias em pelo menos tr?s porç?es. Por isso, se essa regra ainda n?o faz parte da sua rotina e voc? quer aumentar a inclus?o de frutas na dieta, preste atenç?o ?s dicas que as nutricionistas Amanda Epifanio Pereira, do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional), e Daniela Cyrulin, de S?o Paulo, sugerem.

Peça suco
A maioria dos restaurantes já oferece opç?es de sucos naturais no cardápio. Ainda assim, muitas pessoas optam por acompanhar a refeiç?o com um calórico refrigerante. Se voc? é uma dessas pessoas, saiba que, além de n?o estar consumindo nenhum nutriente, voc? está colocando a sua saúde em risco, alerta a nutricionista Daniela.

Por outro lado, n?o pense que beber sucos naturais é uma alternativa ao consumo do alimento sólido. Isso porque as fibras presentes no bagaço e na casca s?o, em geral, desprezadas no preparo. Além disso, o suco é muito mais calórico, uma vez que, para produzir o equivalente a um copo, s?o utilizadas várias frutas.

Café da manh? - Foto Getty ImagesInclua frutas nas refeiç?es
Ricas em nutrientes e também deliciosas, as saladas que combinam frutas e verduras podem ser uma boa saída para aumentar o consumo diário desse alimento. Em alguns casos, a uni?o pode até se complementar, como acontece com a couve verde e a laranja. “O ferro presente no vegetal só é absorvido na presença da vitamina C, encontrada na fruta”, explica a nutricionista Amanda.Ela também sugere incluir frutas logo no café da manh?. Nesse caso, n?o é preciso qualquer preparaç?o especial para consumo, já que esse momento, em geral, precede algum compromisso. Se houver tempo, entretanto, pratos quentes mais rebuscados para o almoço ou jantar, como lombo agridoce com abacaxi, s?o uma ótima opç?o.
Homem comendo maç? - Foto Getty ImagesLeve uma fruta com voc?
“Transportar frutas para o trabalho deve ser encarado como um ato de cuidado com a saúde e com o corpo e n?o como um fardo ou sacrifício”, critica Amanda. Afinal, a maioria das pessoas carrega dezenas de inutilidades em suas bolsas e mochilas. Por que n?o incluir uma simples fruta?Se a relutância é o medo de que ela amasse, saiba que há diversos produtos no mercado para auxiliá-lo, desde simples potinhos plásticos até recipientes no formato de cada fruta. Na aus?ncia de protetores, invista na maç?, que é bastante resistente.
Frutas variadas - Foto Getty ImagesComa nos intervalos das refeiç?es
De acordo com as nutricionistas, o ideal é que uma pessoa n?o passe mais de quatro horas sem ingerir qualquer alimento. Por isso, além das tr?s refeiç?es principais – café da manh?, almoço e jantar – recomenda-se fazer pequenos lanchinhos. “Nesses intervalos, o mais indicado é consumir uma fruta, pois é um alimento rico em micronutrientes e fibras, pouco calórico e com variedades para cada dia”, conta Daniela.Segundo a especialista, todas as frutas s?o boas opç?es de lanches, mas quem está seguindo uma dieta deveria evitar o abacate e o açaí, que s?o bastante calóricos.
Frutas secas - Foto Getty ImagesAproveite as variedades
É inevitável que, em algumas situaç?es, voc? n?o tenha tempo de ir ao supermercado ou ainda n?o tenha se interessado a nenhuma oferta de fruta. Nem por isso voc? está fadado a passar o dia sem consumi-la. Uma alternativa s?o as frutas desidratadas. Embora industrializadas, elas também s?o ricas em nutrientes. Há diversas opç?es no mercado, como damasco, ameixa, abacaxi e banana.Outra opç?o é comprar polpa congelada. Como o processo ocorre bem perto da hora da colheita, a fruta mantém as suas propriedades nutritivas. O importante é n?o ter medo de experimentar as variedades.
Morangos - Foto Getty ImagesAcompanhe a estaç?o
Algumas frutas, como o morango e o caqui, n?o est?o disponíveis o ano todo. A primeira é típica dos meses de junho e julho e o caqui é comum nos meses de maio e junho. Por isso, é importante ter em mente ou mesmo anotar o que é melhor em cada m?s. “Frutas sazonais compradas fora de sua época podem desapontar o consumidor, fazendo com que ele n?o consuma esse alimento”, explica a nutricionista Amanda.Por isso, o ideal é aproveitar a fruta da estaç?o e, na falta dela, é possível ainda encontrar outras opç?es o ano todo, como banana, laranja, maç? e p?ra.
Vitamina - Foto Getty ImagesCrie vitaminas
A grande vantagem das frutas é que elas seguem a mesma lei que rege a nutriç?o: quanto maior a variedade, melhor. Assim, n?o tenha medo de criar combinaç?es e misturar sabores com água, leite ou verduras. O único problema é que o alimento perde parte de suas fibras ao ser batido no liquidificador. Por isso, o consumo de frutas n?o deve ser limitado apenas ?s vitaminas. Fique atento também para n?o deixar a bebida muito tempo parada. Ela deve ser consumida imediatamente após o preparo.

 

 

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