Final: Kettlebell emagrece e fortalece músculos

O corpo todo fica forte

Alguns exercícios do kettlebell recrutam os músculos dos glúteos. “Ficar com o bumbum maior, mais durinho e com um formato mais arredondado é um resultado esperado para as mulheres que usam o kettlebell”, explica e educadora física Mônica Marques, diretora técnica da Academia Companhia Athletica. Há também exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e lombar – garantindo maior estabilidade para a coluna – ou os braços. Mas para realizar cada um desses exercícios específicos o corpo todo entra em movimento.
Enquanto o braço eleva o kettlebell o praticante passa da posiç?o agachada para em pé, por exemplo.
E mais: para manter a postura firme que este exercício pede todos os músculos se mant?m contraídos.
Os resultados aparecem em forma de um fortalecimento por completo.

É bom para quem quer começar

Segundo Steve Cotten, o kettlebell é uma excelente estratégia para quem quer vencer o sedentarismo. ”
Voc? pode usar um kettlebell em qualquer lugar: pode praticar em casa, levar para a academia e até para o escritório”, explica.
Mas antes de começar a praticar, procure um educador físico apto a te orientar a usar o acessório e opte pelo peso mais leve, aumentando gradualmente de acordo com o ganho de força e condicionamento físico.
Caso voc? já tenha uma les?o de ossos, músculos ou articulaç?es o recomendado é consultar um médico antes de começar o exercício.

Os kettlebells custam, em média, entre 30 e 200 reais, variando de acordo com o peso, que vai de 4 a 48 quilos (os mais leves s?o mais baratos)*. Opte por kettlebells emborrachados, que diminuem o atrito com as m?os.

E bom para atletas

O kettlebell é um exercício democrático: pode ser feito por iniciantes e atletas.
Isso porque sua evoluç?o é progressiva – os kettlebells apresentam grande variaç?o de peso.
Os atletas de esportes de contato, como o futebol, por exemplo, usam o treino para gerar pot?ncia muscular, ou seja, força nos momentos mais decisivos: na hora de chutar o gol ou lançar o disco, por exemplo. Nesse caso s?o usadas cargas mais altas e número de repetiç?es menor.
“Outros esportes, que envolvem movimentos curvilíneos, como o golfe, se beneficiam muito deste treino”, explica Mônica Marques. Com o kettlebell é possível fazer o mesmo movimento curvo, em funç?o de seu formato de bola com alça.

É divertido

As aulas com kettlebell s?o uma novidade.
Só isso já torna a modalidade interessante.
Mas tem mais: diferentemente de uma sess?o de musculaç?o ou de uma hora na esteira, o exercício exige concentraç?o o tempo inteiro. ”
Ao contrário dos exercícios com uma bicicleta ergométrica, por exemplo, o kettlebell n?o direciona seus movimentos nem faz esforço por voc?”, explica Steve Cotter.
Além disso, os movimentos realizados s?o rápidos, ágeis e alternados com frequ?ncia.
Nada fica na mesmice.

Mais flexibilidade e coordenaç?o

Diferentemente dos exercícios de alongamento tradicionais, que s?o feitos com uma pausa de alguns segundos, o kettlebell promove ganho da flexibilidade durante o exercício.
Esse benefício é conquistado através do constante alongamento e encurtamento dos músculos (ao esticar e dobrar o braço, por exemplo) durante os exercícios com kettlebell.
Esses movimentos s?o muito amplos e rápidos, levando o músculo de uma situaç?o em que ele está completamente contraído ? outra em que ele está totalmente alongado em menos de um segundo.
Além disso, é preciso muito trabalho de coordenaç?o para manipular a bola com alças, direcionando pesos para os lugares corretos.

FONTE: Minha Vida

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