Exercícios na prevenç?o contra diabetes em mulheres

Exercícios na prevenç?o contra diabetes em mulheres.

A prevenç?o do diabetes está na fórmula: exercício + manutenç?o do peso ideal.O desenvolvimento do diabetes tipo 2 está associado principalmente ao excesso de peso e ao cultivo de maus hábitos alimentares. Portanto, exercícios aeróbicos e de musculaç?o se tornam grandes aliados na prevenç?o da doença.

Segundo a professora Ana Paula de Oliveira,  atividades físicas trazem diversos benefícios ?s mulheres em relaç?o ao diabetes: “Normalizam a glicose sanguínea, diminuem a resist?ncia ? insulina, melhoram a sensibilidade do organismo ? insulina e através do aumento do gasto energético, ocasionado pela prática da atividade, ajudam na reduç?o do peso”.

Os exercícios indicados nesses casos s?o os aeróbios, como corrida, nataç?o, hidroginástica, caminhada e ciclismo, e exercícios que podem ser mantidos por um tempo relativamente longo e que envolvem grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços.

“Hoje, sabemos que exercícios com pesos, como musculaç?o, também podem ser uma alternativa na prevenç?o para quem n?o quer ou pode fazer exercícios com grandes exig?ncias e movimentos como a corrida”, explica Ana.

Segundo a professora, o tempo ideal em cada atividade física é variável de pessoa para pessoa, conforme seu nível de condicionamento e aptid?o. “O ideal é a prática regular e bem orientada de no mínimo tr?s vezes por semana, de 30 a 60 minutos de atividade de intensidade leve a moderada.”

Coordenadora da equipe médica da Bio Ritmo, Dra. Fernanda Lima esclarece que qualquer exercício só deve ser feito após uma avaliaç?o médica, “em especial pacientes que apresentam alguma doença crônica como o diabetes“. Para a doutora, em casos relacionados ? doença é necessário a avaliaç?o do coraç?o e o ajuste das doses dos medicamentos antes de iniciar o treinamento físico.

Como a professora da academia indica, “qualquer mulher pode praticar, desde que bem orientada e com exames específicos que determinam os limites adequados”. Mesmo para quem possui diabetes, desde que esteja sobre controle, n?o existem restriç?es a nenhuma atividade.

prevenç?o do diabetes está na fórmula: exercício + manutenç?o do peso ideal, o que pede hábitos saudáveis por toda a vida.

Fernanda ainda nos lembra que a alimentaç?o é de grande ajuda nesses casos: “Sem dúvida, o ideal é ingerir alimentos com baixo índice glic?mico, que n?o promovam grandes picos de insulina. Também, é importante evitar períodos prolongados em jejum. Procurar fazer 5 a 6 refeiç?es ao dia”. Para o cardápio, aposte em carboidratos complexos (integrais) e proteínas, com digest?o mais lenta.

Fonte: Mais Equilibrio

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