Exercícios mais indicados para quem tem complicaç?es respiratórias

Exercícios mais indicados para quem tem complicaç?es respiratórias

Nataç?o e até corrida s?o benéficos para quem sofre com asma e bronquite
A prática de exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que t?m problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamaç?o nas vias respiratórias, tem limitaç?es fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.

Segundo o fisiologista do esporte da Universidade Federal de S?o Paulo Raul Santo, quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxig?nio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiraç?o. Além disso, mexer o corpo ainda aumenta a circulaç?o do sangue, fortalece o coraç?o e diminui a press?o sanguínea.

Cuidados antecipados

corrida_acquarius_fitnessCaminhada na praia Todas as pessoas que querem começar a fazer uma atividade física devem procurar um especialista para fazer uma avaliaç?o médica. “Esse procedimento potencializa o treino, já que o tipo específico de exercício é escolhido para cada indivíduo, levando em conta todas as suas limitaç?es”, diz Raul Santo.

Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauç?es com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: n?o fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, n?o exercitar-se fora de casa quando o a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e n?o aumentar a carga do exercício sem antes consultar o preparador físico.

Preparaç?o para o treino

Saber escolher o esporte certo é essencial, mas fazer uma preparaç?o especial para pessoas com doenças respiratórias antes de cada treino vai garantir um melhor desempenho durante o exercício. “Sem um aquecimento adequado e um alongamento bem feito, o corpo pode ter uma reaç?o imediata de rejeiç?o ao exercício, causando les?es e dificuldades. Essa preparaç?o é ainda mais bem-vinda para pessoas com problemas respiratórios”, diz Raul Santo. Esse é um cuidado que normalmente passa despercebido.

natacao_acquarius_fitnessIdoso na piscina

Há dois exercícios especiais para as pessoas com dificuldades respiratórias que podem ser feitos juntamente com o aquecimento específico para cada modalidade. Experimente relaxar o pescoço e os músculos dos ombros e depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Outro modo de preparar os músculos da respiraç?o para o exercício é deitar com as costas no ch?o, flexionar as pernas, colocar uma m?o na barriga e outra em cima da caixa torácica e depois inspirar profundamente. Para o exercício fazer efeito, a barriga deve se levantar, mas o peitoral deve continuar parado. Esses exercícios devem ser executados em cinco a dez minutos.

Exercícios mais indicados

A nataç?o é uma das alternativas mais indicadas por médicos para ajudar na recuperaç?o ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. “Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulaç?o sanguínea e o trabalho do coraç?o”, diz Raul Santo.

Outro benefício, segundo o especialista, é a atividade aeróbica exigida durante o treino de nataç?o. Esse tipo de exercício aumenta a resist?ncia do coraç?o e do pulm?o por trabalhar os músculos respiratórios como o diafragma e os músculos intercostais.

A caminhada ou corrida leve também s?o muito indicadas pelos médicos para quem sofre com problemas respiratórios. “É um exercício muito fácil de adaptar para cada situaç?o, e é muito eficiente no controle da obesidade, colesterol, diabetes e da hipertens?o”, diz Raul Santo.

Além disso, caminhar ou correr s?o exercícios que beneficiam o condicionamento físico “Muitas das pessoas com complicaç?es respiratórias que incluem uma caminhada no dia a dia, passam a ter mais facilidade em praticar esportes do que pessoas sadias que n?o tem o hábito de caminhar ou correr”, completa o especialista.

Hora de parar:

Durante o treino, sintomas como dores no peito, enjoo, fraqueza e queda brusca de press?o s?o sinais de que a pessoa deve parar imediatamente, de acordo com Raul Santo, que lembra que esses problemas na maioria das vezes ocorrem por falta de acompanhamento de um profissional. “As pessoas com problemas respiratórios só devem praticar aqueles exercícios indicados por seu pneumologista ou por seu treinador. Esses profissionais sabem qual é o limite fisiológico de cada um”.

Fonte: Minha Vida

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