Exercício e sistema imunológico.

Exercício e sistema imunológico.

Exercícios quando praticados com regularidade e em ritmo moderado diminui as chances de infecç?es.Através do sistema imunológico o corpo se defende de invasores como bactérias, vírus ou parasitas.

O nosso sistema imunológico trabalha constantemente, por exemplo:

Quando fazemos um corte, muitos tipos de bactérias e vírus entram em nosso corpo através deste corte. O nosso sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte.

Quando respiramos, inalamos milhares de germes (bactérias e vírus) que est?o flutuando no ar. O nosso sistema imunológico lida com todos eles sem problemas.
Mas pode acontecer de um germe passar pelo sistema imunológico e pegarmos um resfriado, uma gripe ou algo pior. S?o sinais visíveis de que o nosso sistema imunológico n?o conseguiu deter este germe.
Mas depois de uns dias nós saramos porque o sistema imunológico foi capaz de eliminar o invasor depois de tomar conhecimento dele. Se o sistema imunológico n?o fizesse nada, jamais conseguiríamos sarar. Rejeiç?o a um órg?o transplantado, entre outros exemplos.

Vários estudos publicados no jornal do American College of Sports Medicine constatam que o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo moderado, diminui as chances da pessoa ter infecç?es, fortalecem o organismo e os sistemas de defesa.

Mas exagerar nos treinos e ultrapassar os limites pode causar o efeito contrário.

Atletas que fazem treinos muito puxados e desgastantes est?o mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios.

A prática de exercícios e treinamentos intensos, onde n?o há uma recuperaç?o adequada pode provocar depress?o do sistema imunológico, tornando-o mais susceptível a processos infecciosos, como gripes.

A explicaç?o para essa aparente incoer?ncia está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela, a responsável pela alimentaç?o dos leucócitos.

Para evitar que isto ocorra, o ideal é manter treinos moderados ou fortes (mas de forma adequada) e acompanhada por um bom profissional ou no caso de atletas que treinam pesado, verificar se há a necessidade de uma suplementaç?o. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como “BCAAs”, s?o usados na produç?o de glutamina e podem suprir essa car?ncia, diminuindo as chances de doenças respiratórias.

O exercício físico regular traz uma série de benefícios para o organismo, como reduç?o de risco para doenças cardiovasculares e manutenç?o da massa corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecç?es, envelhecimento e câncer.

É muito importante manter uma atividade física, pois além de todos estes benefícios, voc? pode manter o peso ou emagrecer, fortalecer o corpo, aliviar tens?es, diminuir o risco de doenças, depress?o ou estresse, melhorar a postura e evitar muitos problemas de postura e coluna, retardar o envelhecimento e envelhecer com qualidade de vida, autoestima elevada, facilidade em executar as atividades do dia-a-dia, evitar problemas de articulaç?es, musculares ou ósseos e muitos outros.

O ideal seria fazer exercícios aeróbios de 5 a 6 vezes por semana, exercícios resistidos de 3 a 5 vezes por semana e alongamentos. O programa de exercícios deve ser montado por um profissional de Educaç?o Física, a partir de uma avaliaç?o física individual.

Vale lembrar que, antes de iniciar uma atividade, é essencial fazer uma consulta com médico especializado em medicina esportiva para uma avaliaç?o completa.

Fonte: Dieta e Saude

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