Erros comuns ao encarar uma Academia

Consiga resultados mais rápido e livre de dores.

Seu prédio tem academia interna? Ou voc? tem a disciplina necessária para se exercitar sozinha em casa?
Mesmo quem treina em academia, especialmente sem supervis?o, está sujeito a cometer uma série de erros que podem comprometer os resultados e ainda acarretar diversas les?es. Conversamos com o professor de educaç?o física e personal trainer Thiago Gonçalves e com o médico e especialista em Medicina Desportiva Cláudio Zanelatto. Juntos, eles montaram um guia que corrige os principais deslizes de quem resolveu encarar a ginástica.

N?o variar os treinos.
Ao realizar sempre os mesmos exercícios, seu corpo n?o se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento mantém-se fixo e voc? fica sujeito a les?es por esforço repetitivo. Varie seus treinos e acrescente caminhadas na rua ou no parque, uma pedalada de vez em quando ou um jogo de vôlei no sítio. Assim, o nível de esforço varia e seu corpo precisa mostrar resultados.

Pular o alongamento
As pessoas praticam seus exercícios cardiovasculares e atividades de força diariamente, mas esquecem o alongamento muscular. Exercícios de alongamento s?o importantes para o relaxamento, previnem les?es e mant?m a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.

Usar as roupas erradas
Primeiro, esqueça aquele mito de que é preciso se encher de blusas e calças plásticas para suar e perder peso. Desse jeito voc? só perde água, e n?o gordura. Use roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, com tecidos que respiram, sejam leves e adaptem-se ao seu corpo.

Utilizar os pesos de maneira inadequada
N?o importa quanto peso voc? consegue levantar, e sim como voc? o faz. O maior erro cometido pelas pessoas nos exercícios musculares de repetiç?o é fazer as séries rápido demais, sem controlar o movimento nem a respiraç?o, normalmente indo mais rápido na hora de abaixar o peso. O certo é fazer as repetiç?es de forma lenta e usar a seguinte proporç?o: um segundo para levantar e tr?s segundos para abaixar o peso.

Overtraining
Se voc? acha que, em termos de exercícios quanto mais melhor, pense duas vezes. Treinar em ritmo intenso demais pode levar a distens?es, les?es de esforço como fraturas por estresse e até ? perda de tecido magro, ou seja, os músculos.

Fonte: Minha Vida

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