Dicas para caminhada na Esteira

Veja as dicas para usufruir de todos os benefícios desse exercício

Caminhada na esteira parece uma atividade bastante simples, mas para ter os resultados esperados é importante ter alguns cuidados.
Confira as dicas para praticar esse exercício e garantir bons resultados:

– Antes de iniciar as caminhadas, faça uma avaliaç?o física;

– Use um t?nis específico para caminhadas e corridas, com um bom amortecimento, pois esses calçados s?o apropriados para absorver o impacto com o solo. Se possível, faça uma avaliaç?o do seu tipo de pisada (pronada, neutra ou supinada), antes de comprar o t?nis (algumas lojas esportivas fazem o teste para que voc? escolha o melhor t?nis para o seu tipo de pisada);

– Use sempre o sistema de segurança que a esteira possui, em muitos casos seria um fio que colocamos junto a nossa roupa, ao se desconectar da esteira o sistema de segurança será acionado e a esteira para;

– Evite amarrar cadarço, tirar ou trocar camisetas e blusas enquanto caminha na esteira. O perigo de acidentes é bem maior quando tentamos fazer qualquer movimento que n?o seja caminhar na esteira;

– Inicie a passada colocando primeiro o calcanhar no ch?o, passando pela planta do pé e, por fim, pelos dedos;

– Leve o corpo ? frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas, durante a caminhada;

– Dobre os cotovelos a 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;

– Mantenha os ombros em linha reta e n?o deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai-e-vem dos quadris;

– Ao caminhar ou correr, mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;

– Se voc? sentir dor na regi?o das canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras.

– Respeite os seus limites e o seu condicionamento físico. Aumente a intensidade sempre que necessário. Isso acontece, em média, a cada dois meses. Para que a evoluç?o aconteça, voc? pode aumentar o ritmo (velocidade) da caminhada; mudar o percurso, incluindo subidas, descidas, outros tipos de solo e escadas; ou ainda, incluir corrida alternada com a caminhada;

– Faça alongamento antes e depois das caminhadas.

– Hidrate o corpo, bebendo água antes, durante e depois do exercício.

Fonte: Dieta e Saude

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