Como o Pilates auxilia no alongamento corporal?

O Pilates tem se tornado uma prática bem popular de uns anos para cá. Uma das provas da popularidade da modalidade é o surgimento de diversos centros de Pilates e as várias academias que se adaptaram para poderem aplicar esse método inovador de exercícios. Todo mundo conhece alguém que já praticou os exercícios, seja para perder peso, como indicaç?o médica ou para ficar mais calmo. Geralmente, essas pessoas que começam o Pilates por algum motivo continuam praticando, pois percebem a melhora n?o apenas em seu problema específico, mas também em outros aspectos. A indicaç?o da prática é comum, por isso está cada vez mais fácil achar lugares que oferecem aulas de Pilates.

Os exercícios do Pilates oferecem diversos benefícios para o praticante, como aperfeiçoamento e condicionamento dos músculos do corpo, ajuda na prevenç?o de doenças cardiovasculares, reduç?o do estresse do dia a dia, ajuda no emagrecimento, correç?o da postura, amenizaç?o de dores e também auxilia no alongamento corporal. Neste texto, é justamente sobre o alongamento corporal que iremos falar.

Como funciona o Pilates?

como_o_pilates_auxilia_no_alongamento_corporalO método Pilates foi desenvolvido pelo alem?o Joseph Pitales e consiste em promover um condicionamento tanto físico como mental para seus praticantes. Os exercícios praticados nesse método parecem ser simples e suaves, porém por conta dos movimentos realizados na prática do método é possível alongar e fortalecer o corpo. O método promove ainda uma série de outros benefícios conjuntos, que v?o desde uma melhora na respiraç?o até mesmo melhorias na coordenaç?o motora. Ou seja, o Pilates é uma prática que pode ser adotada por diversas pessoas e para diversos fins. N?o existe uma contraindicaç?o específica a respeito dessa prática e uma de suas grandes vantagens é que os exercícios realizados n?o s?o os mesmos para todos os praticantes, tendo assim uma espécie de customizaç?o da prática.

Pilates e o alongamento corporal

Os exercícios que s?o praticados durante uma sess?o de Pilates s?o relativamente de baixo impacto. Também n?o há muitas repetiç?es, implicando assim em um desgaste menor dos músculos e das articulaç?es, porém esses movimentos s?o realizados com bastante precis?o. Todos esses movimentos promovem uma flex?o de diversas partes do corpo. Geralmente, essa flex?o é mais específica no tronco do praticante.

Pesquisas a respeito do alongamento corporal no Pilates

Uma pesquisa realizada por graduandas da Universidade Gama Filho e da Universidade Potiguar teve como um dos seus enfoques os efeitos causados pela prática do Pilates no corpo do usuário, dando destaque para a quest?o da flexibilidade e alongamento.
Vale ressaltar aqui que a flexibilidade é o resultado do alongamento corporal, antes de qualquer coisa. A pesquisa foi realizada com duas moças entre 20 e 25 anos nos primeiros dias de prática e depois com mais experi?ncia no método. Para medir a flexibilidade, elas utilizaram um instrumento chamado goniômetro.

Os resultados se mostraram bem satisfatórios acerca da flexibilidade, visto que na primeira e na segunda etapa de coleta de dados, o goniômetro marcou cerca de 15 a 30 graus de variaç?o de flexibilidade, o que de fato é algo bastante notável. Essa pesquisa comprovou, assim, que a metodologia de exercícios utilizada na prática do Pilates, uma movimentaç?o lenta até o limite de desconforto, é considerada bem mais eficaz do que rápidas sess?es de alongamento que v?o do leve ao extremo em quest?o de segundos.

Sendo assim, é possível perceber que, com essa movimentaç?o mais lenta, os músculos e articulaç?es t?m uma facilidade maior de se adaptar. A comprovaç?o mostra que a atividade que evolui ao tempo, como o Pilates, pode ser mais efetiva do que outra que preza pela rapidez.

Fontes:
Fisioterapia manual
Sholar

 

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