Boia espaguete, exercícios na piscina fortalecem a musculatura

Boia espaguete, exercícios na piscina fortalecem a musculatura

Aproveite o calor para cair na água, mas sem largar a atividade física.Aproveite os dias de calor na piscina para aliar divers?o e exercícios físicos. Voc? só vai precisar de disposiç?o e daquelas boias tipo espaguete para começar.
“Os exercícios feitos com o espaguete melhoram nosso condicionamento cardiovascular e neurovascular, além de queimar cerca de 400 calorias em apenas uma hora de exercício com intensidade moderada”, diz a personal trainer Martha Marcondes.

A atividade aquática é uma das mais completas, pois trabalhamos todos os grupos musculares e também a respiraç?o. A modalidade, inclusive, é um ótimo exercício para os idosos. “Exercícios feitos na água n?o tem impacto, o que diminui os riscos de les?es musculares”, aponta o personal trainer Flávio Bueno.

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Pés no ch?o e musculatura a toda 
Exercícios com espaguetes feitos com os pés no ch?o, ou seja, sem boiar, costumam combinar movimentos com os braços e pernas, pois o aproveitamento é maior e n?o exige condicionamento físico muito elevado – ou seja, mesmo aqueles que n?o praticam exercícios com frequ?ncia podem fazer.

Existem diversos movimentos, e voc? pode combinar braços e pernas da forma que preferir.

Braços 
Os movimentos com os braços trabalham a musculatura superior do nosso corpo, que s?o os braços, ombros, costas e peitoral. Eles podem ser feitos segurando o espaguete de duas formas:

1) Com as duas m?os, na largura dos ombros, mantendo os braços e m?os sempre dentro da água: 

Movimentar o espaguete para cima e para baixo.
Iniciar o exercício com o espaguete junto ao corpo, um pouco abaixo do peito, e fazer movimento para frente e para trás, trazendo o espaguete para junto do corpo novamente.
Fazer movimentos para a esquerda e para direita, rotacionando o tronco.

2) Com as duas m?os, pelas pontas, formando um arco. 
As m?os ficam dentro da água e o arco, fora. Segundo Martha, os exercícios feitos dessa forma t?m umaintensidade mais baixa, pois voc? movimenta uma massa menor da boia dentro da água.
Fazer movimentos para frente e para trás
Fazer movimentos circulares para frente
Para a esquerda e para a direita, rotacionando o tronco
Para cima e para baixo

Pernas 
Enquanto as m?os seguram o espaguete e fazem os movimentos, suas pernas também devem trabalhar. Os movimentos trabalham os músculos da coxa, glúteos e abdômen, e devem ser feitos sempre alternando as pernas:

– Flexionar os joelhos levando o calcanhar até os glúteos
– Elevar os joelhos ? frente, deixando-os na linha do quadril.
– Dar pequenos chutes
– Dar pulinhos, elevando uma perna para o lado
– Elevar a perna para frente, mantendo-a estendida

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Exercícios de suspens?o 
Os exercícios de suspens?o s?o aqueles feitos com o espaguete em baixo dos braços, permitindo que a pessoa deixe as pernas livres, meio boiando.

“Por exigir mais do abdômen, que vai trabalhar para manter o corpo suspenso, recomenda-se fazer movimentos só com as pernas”, diz Martha.

Porém, para aqueles que t?m mais resist?ncia e praticam atividade física com frequ?ncia, vale arriscar uma combinaç?o. Nesse caso, Martha conta que os braços podem fazer um movimento estilo “nado cachorrinho”, com o espaguete embaixo dos braços e virado para frente.

Voc? também pode praticar movimentos de pernas em suspens?o:

– Bater as pernas, completamente dentro da água ou dando saltinhos para fora
– Abrir e fechar as pernas, fazendo um movimento estilo tesoura
– Pedalar na água, como se estivesse em uma bicicleta

Hora de relaxar! 
Terminados os exercícios, nada como aproveitar a piscina para relaxar um pouco. Deite a cabeça no espaguete e aproveite para descansar a musculatura.

Fonte: Minha Vida

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