Benefícios da hidroginástica

 Benefícios da hidroginástica

  • Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que est?o se recuperando de alguma les?o, magros, gordos, pessoas com alguma defici?ncia e aqueles que querem uma outra opç?o para os programas normais de exercícios.
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interaç?o durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interaç?o, se soltar mais e até eliminar a inibiç?o.
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resist?ncia cardiorespiratória, a resist?ncia e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
  • Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulaç?o sangüínea e a resist?ncia do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulaç?es.
* Riscos/cuidados da hidroginástica:
  • Desde que voc? tenha feito uma consulta médica anterior, n?o há nenhum tipo de problema.
  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.
* Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:
  • Glúteos.
  • Braços.
  • Pernas.
  • Abdômen.
  • Costas.
*Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:
  • Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqü?ncia entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqü?ncia cardíaca entre 55% e 70%.
  • Mantenha a respiraç?o de forma contínua, n?o a bloqueie.
  • Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.
* Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:
  • Step: parecidos com os que s?o utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna.
  • Halteres: s?o utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
  • Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resist?ncia na água e dobram o esforço durante as aulas.
  • Tornozeleiras: s?o utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resist?ncia na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
  • Noodles (cobrinha ou macarr?o): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
  • Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável ? cintura.
  • Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resist?ncia. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.

 

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