A nova onda do fitness: Tabata

Conheça mais sobre esse exercício

O Tabata está na moda. Em muitas academias tem se falado nesta palavra que muitos ainda n?o sabem bem o que é, mas que já está virando um sucesso.
Este método foi criado em 1996 através de um estudo feito por um pesquisador japon?s de nome Izumi Tabata que dizia que apenas 4 minutos de exercício intervalado intenso é possível obter melhoras no condicionamento físico aeróbio e anaeróbio.

Este pesquisador comparou resultados de atletas que pedalaram numa bicicleta ergométrica por uma hora de 70% do VO2 máx. ao longo de seis semanas, cinco dias por semana, com os resultados de atletas que pedalaram em média 8 sprints de 20 segundos de exercício numa intensidade puxada com intervalos de 10 segundos. A intensidade do exercício no segundo grupo chegava a 170% do Vo2 máx.

Os profissionais da área de Educaç?o física dizem que esse exercício é o melhor treino cardio supra-aeróbio que existe.

O exercício tem uma intensidade t?o alta que chega a ser exaustivo e por isso, n?o pode ser feito por iniciantes e só deve ser feito por pessoas que tenham feito uma avaliaç?o física completa, que esteja em boas condiç?es físicas, que já pratique exercícios regularmente e com um acompanhamento de bons profissionais.

O Tabata pode ser feito na esteira, com agachamentos, flex?es de braços, corda, abdominais, desde que voc? execute o máximo de repetiç?es que conseguir em 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries que é igual a 4 minutos.

Mas isto n?o quer dizer que voc? deve malhar apenas 4 minutos por dia. Voc? deve continuar fazendo os exercícios aeróbios e musculaç?o, mas em alguns dias treinar o tabata, fazendo vários treinos de tabatas no mesmo dia, ou seja, vários tabatas de agachamentos, flex?es de braços, abdominais. Voc? pode fazer um circuito, enfim tem muitas formas de trabalhar este treino. Voc? pode trabalhar sem carga como, por exemplo, num agachamento onde voc? usava carga, voc? poderá fazer um treino exaustivo apenas com o peso do corpo.

Mas é importante começar devagar e ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos até poder fazer este treino. Converse com profissionais qualificados a respeito.

Fonte: Dieta e Saude

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