10 passos para controlar suas emoç?es

10 passos para controlar suas emoç?es

Voc? vive roendo as unhas de preocupaç?o? Aprenda como se libertar de tanto nervosismo e angústia.

Procure um médico se tiver sintomas como insônia, palpitaç?es, falta de ar e tontura por um certo tempo – podem ser sinais de ansiedade. 

1. Respire fundo
Quando estamos ansiosas, a nossa respiraç?o fica curta e rápida. Ent?o, assim que perceber que está começando a ficar inquieta, foque na respiraç?o: ela precisa ser bem lenta e profunda. “O ideal é inspirar em tr?s segundos, segurar o ar por tr?s segundos e soltar também em tr?s segundos. Assim, voc? oxigena o cérebro e normaliza os batimentos cardíacos”, diz Sâmia Simurro, vice-presidente de projetos da Associaç?o Brasileira de Qualidade de Vida.

2. Relaxe os músculos
Vá descontraindo, da cabeça aos pés, músculo por músculo, até se sentir totalmente relaxada. Solte-se na cadeira, ou, se puder, jogue-se na cama!

3. Use a imaginaç?o
Uma boa dica para acabar com o nervosismo é tentar se concentrar e imaginar que está em um lugar em que se sinta bem, segura e em paz. “Isso faz com que voc? esqueça um pouco a tens?o”, afirma Sâmia. Tente unir esse exercício ao relaxamento muscular e ? respiraç?o. 

4. Desacelere
O mundo está muito urgente. É tudo para ontem. O volume de informaç?o que recebemos todos os dias faz com que nos sintamos mais ansiosas e estressadas. E o que vemos hoje é que essa ansiedade tem trazido problemas impactantes ?s nossas vidas, como transtornos psicológicos”, diz Sâmia. Vá devagar e n?o ultrapasse seus limites: se n?o der para fazer, n?o deu! “Peça ajuda, planeje sua semana, priorize as tarefas mais importantes e faça tudo o que puder para facilitar seu dia a dia”, diz a psicóloga clínica Renata Maransaldi.

5. Tenha uma agenda
Organize-se e tenha mais controle do seu dia. “Para muita gente, ter os compromissos anotados numa lista ajuda a organizar a rotina, afasta a ansiedade e dá mais tranquilidade e conforto”, garante Sâmia.

6. Estabeleça uma rotina possível
Ok, ter uma agenda é positivo, mas veja lá se n?o vai lotar seu dia. Sen?o voc? só vai ficar mais ansiosa por medo de n?o conseguir cumprir tudo. “Quanto mais coisas voc? tem para fazer, mais tens?o: voc? acaba tendo a sensaç?o de que faz, faz, faz e nunca termina”, diz a life coaching Carla Brocchieri.

7. Esqueça o pessimismo
E se eu for assaltada? E se me mandarem embora? E se meu marido estiver me traindo? Tente barrar pensamentos ruins, que só v?o deixar voc? mais ansiosa. “Pare de gastar energia com o que nem aconteceu e comece a pensar nas soluç?es, em alternativas. Por exemplo: o que eu posso fazer para que meu chefe n?o tenha motivos para me mandar embora? Assim, voc? começa a agir e para de ficar só se lamentando”, afirma Sâmia.

8. N?o deixe tudo para a última hora
Só o fato de estar atrasada ou precisar fazer alguma coisa de última hora já é um gatilho que dispara a sua ansiedade. Ent?o, aprenda a se antecipar. Se tem um compromisso e sabe que vai ter trânsito, saia com bastante anteced?ncia. Precisa entregar o imposto de renda? Por que deixar para a última semana e fazer tudo corrido se voc? pode entregar já?

9. Tire um tempo para voc? mesma
N?o se sinta culpada por ficar uns minutinhos do seu dia sem fazer nada. Também pode escolher fazer alguma coisa que d? prazer, como ler um livro, cuidar do cabelo, fazer artesanato…

10. Adote um estilo de vida saudável
Ter uma alimentaç?o equilibrada, tomar menos café e refrigerante, dormir bem e fazer exercícios físicos s?o atitudes que contribuem para ter uma saúde de ferro e manter os nervos controlados.

Fonte: M de Mulher

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